COMUNIDADE

UAI - ASSOCIAÇÃO LUSO-BRASILEIRA COMPLETA O PRIMEIRO MÊS DE ATIVIDADE

 UAI - Associação Luso-brasileira completa o primeiro mês de atividade

COMUNIDADE

19/06/2018 2
“Não temos a finalidade de fazer assistência social, mas quem nos procura em situação vulnerável, fazemos o encaminhamento aos órgãos e associações competentes”, afirma a presidente da UAI, Alexandra Gomide.

Criada e presidida por Alexandra Gomide, a UAI — União, Apoio e Integração, tem o objetivo de promover o acolhimento, inserção e integração das famílias da comunidade luso-brasileira em Portugal ou que estejam no Brasil com intenção de imigrar para Portugal.

A Organização não Governamental, foi inaugurada no dia 17 de maio e contou com a presença de brasileiros e portugueses que vivem em Braga e apoiam a iniciativa. 

Mineira, de Belo Horizonte, Alexandra vive com sua família há dois anos em Portugal. Ela e sua família visitaram várias cidades do país para se estabelecerem e foi em Braga que o coração bateu mais forte lembra, sorridente, a presidente da UAI.

Perguntada sobre a motivação de abrir uma Associação desse porte, Alexandra que é também administradora das mídias sociais “Olhar Brasileiro em Portugal” e “Ficou Mais Fácil Viajar”, afirma que percebeu a necessidade de ter uma ONG, de forma a atender às diversas dúvidas e pedidos de ajudas e orientações que lhe chegavam diariamente.

 A Associação, visando a integração e a formação, oferece cursos, seja ao nível escolar — onde as crianças passam pela adaptação curricular ao sistema educativo português, até a formação acadêmica técnica e profissional, além de ajudar na preparação de currículo e visão de recursos humanos. Orienta também aos investidores e empresários brasileiros visando a sua integração ao mercado português.

 A presidente da UAI, enfatiza que mesmo não garantindo uma vaga de emprego, a Associação tem o serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento pós contratado, para os associados em formação.

A UAI oferece ainda o seu espaço físico como acolhimento, apoio, ajuda mútua e encaminhamentos. Todos os serviços encontrados na UAI são prestados pela direção da associação e por convênios estabelecidos com várias especialidades, entre elas, advocacia, psicologia, pedagogia, odontologia, entre outras.

 Cada profissional disponibiliza horários variados para atender e orientar os associados; comprometidos com a proposta da ONG — desde a sua idealização.

Embora a abertura de suas portas seja recente, devido à importância da missão, a UAI já é parte do projeto de pesquisa de doutorado do diretor de marketing da Associação, Ruy Generoso, na UMinho, onde também é investigador. 

A UAI, também promove encontros, eventos, congressos, seminários e toda atividade que possa favorecer o processo de integração da comunidade luso-brasileira. O próximo evento será a festa junina típica dos dois países, no dia 7 de julho, a partir das 18h, na Capela Nossa Senhora de Guadalupe em Braga e a entrada é gratuita. 

 “Não temos a finalidade de fazer assistência social, mas quem nos procura em situação vulnerável, fazemos o encaminhamento aos órgãos e associações competentes”, finaliza confiante, Alexandra Gomide.

 

Mais informações sobre a UAI:

Rua do Caires, 328, loja 23, Maximinus (bem ao lado da Estação de Comboios)-Braga

Contatos: 253 265 089 – geral@uai.pt -  www.uai.pt

 

 

 




SOBRE

Andrea Duarte
Andrea Duarte

Jornalista há 20 anos, no início da carreira foi repórter noticiarista no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em seguida trabalhou na Assessoria de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de SP  e na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Acumulou funções como editora/apresentadora e correspondente internacional.
Luso-brasileira (paulistana), vive em Lisboa há dez anos. Desenvolve projetos na área de Comunicação, produz reportagens, é editora do Jornal Vidas Lá Fora (impresso e digital), mantem um público ativo com 17 mil seguidores no Instagram @eu_andreaduarte, onde partilha momentos, lugares e os principais acontecimentos luso-brasileiros. Em 2017 fundou a AMEE - Associação das Mulheres Empreendedoras no Exterior com 600 participantes. São vinte anos a serviço da informação e conectando pessoas. 



​* Bacharel em Comunicação Social (FIAM), Pós-Graduada em Administração e Marketing pela (FMU) e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Lisboa.

@eu_andreaduarte

dreaduarte@gmail.com



DEIXE SEU COMENTÁRIO